1.1 O Programa de Monitoria para o Ensino Remoto tem como objetos a formação complementar dos alunos dos cursos de graduação presencial da UFPB, despertando o interesse pela carreira docente, promovendo a cooperação acadêmica entre discentes e docentes e contribuindo para a melhoria da qualidade de Ensino, bem como para o apoio e o assessoramento operacional das atividades didáticas desempenhadas pelos docentes da UFPB.
1.2 As atividades didático-pedagógicas discentes referentes à Monitoria, sob a orientação do docente que ministra o componente curricular objeto da monitoria, serão exercidas por estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação presencial que atendam às normas estabelecidas no Edital 07/2024.
1.3 Cada monitor/a de ensino desempenhará suas atribuições sob a orientação de um professor e será responsável por prestar apoio didático e tecnológico aos discentes, bem como suporte operacional aos docentes, durante a execução das atividades didáticas dos componentes curriculares ministrados.
1.4 A seleção de monitores para o Programa de Monitoria destina-se aos discentes dos cursos de Graduação da Universidade Federal da Paraíba, que desejam atuar como bolsistas no período de janeiro de 2025 a dezembro de 2025.
1.5 A inscrição do candidato implicará na aceitação total e incondicional das disposições e instruções constantes neste Edital e no Edital PRG/CPPA 07/2024.
2.1 São requisitos para o/a aluno/a se candidatar a uma vaga a monitor/a bolsista ou não remunerado do Programa de Monitoria:
2.1.1 Ter concluído e sido aprovados com média igual ou acima de 7,0 (sete) no componente curricular para o qual deseja realizar a seleção;
2.1.2 Ter disponibilidade de 12 horas semanais para as atividades de monitoria;
3. DA SELEÇÃO
3.1 O/a candidato precisa fazer inscrição via SIGAA; até dia 12/11/2024
3.2 enviar carta de apresentação e intenções, juntamente com o histórico para o jesus.marmanillo@academico.ufpb.br até dia 13/11/2024;
3.3 A avaliação será composta de 3 (três) etapas: 1) nota da carta de intenções; 2) notas das disciplinas atendidas por esta monitoria; e 3) nota do CRA. A pontuação e classificação será de acordo com o artigo 5º, § 3º da Resolução 02/1996 do CONSEPE/UFPB e o Edital nº 4/2023 CPPA/PRG/UFPB. Na carta, o/a discente deve fazer uma breve apresentação de sua trajetória no curso, expor o seu interesse na discussão que atravessa as disciplinas “Metodologia de pesquisa qualitativa” e “Sociologia urbana”, apresentando algumas ideias iniciais sobre as atividades que pretende desenvolver como monitor/a.
3.4 Será permitida a substituição do/a monitor/a pelo/a candidato/a melhor classificado na lista de espera ou, se não houver lista de espera, por um novo participante selecionado, até o segundo mês de vigência do programa.
3.5 Acompanhar o cronograma (Anexo I)
Mais informações acessar o edital completo em: Edital completo
O volume 18, número 1, da Revista Teoria e Cultura aborda o tema instigante da produção imagética e sua contribuição para o processo de formação das cidades. A coletânea apresenta elementos para uma reflexão original e ampliada sobre o espaço urbano. Organizado por Caterine Reginensi (UENF), Mariana Cunha Pereira (UFRR) e Rubia-Mar Nunes Pinto (UFG) o dossiê As Cidades e as diverCidades – experiências com imagens nos espaços urbanos na história e na contemporaneidade se constitui como uma oportunidade ímpar para compreender aspectos antropológicos e sociológicos da relação entre espaço, cidade, artes, memória e cultura. Na seção Artigos, do fluxo contínuo da revista, quatro excelentes contribuições compõem esta edição: um artigo sobre a relação entre ontologias e esquerda na Antropologia, um debate sobre o fazer etnográfico durante a pandemia, uma análise etnográfica sobre a construção de subjetividades nas redes sociais e, por fim, uma discussão sobre o conceito de realismo capitalista na obra de Mark Fisher. Contamos também com uma ótima resenha da obra de John Dryzek e Jonathan Pickering, The politics of the Anthropocene. Aproveito para dar muito boas-vindas a nosso assistente editorial Juliano Dias Guimarães. Desejamos a todes uma excelente leitura.
Cristina Dias da Silva
Editora da Revista Teoria e Cultura
ENVIO DE RESUMOS ATÉ O DIA 27 DE FEVEREIRO DE 2023
Já no ar! o dossiê Atores urbanos: estéticas, trajetórias e projetos de vida na cidade
Foi publicado o dossiê "Atores urbanos: estéticas, trajetórias e projetos de vida na cidade", organizado por Lígia Ferro (Instituto de Sociologia e Faculdade de Letras da Universidade do Porto), Jesus Marmanillo Pereira (LIESAFRO/UFMA) e José Luís Abalos Júnior (PPGAS/UFRGS).
O DossiÊ pode ser acessado no site da Revista Iluminuras, (Publicação Eletrônica do Banco de Imagens e Efeitos Visuais - BIEV/LAS/PPGAS/IFCH/UFRGS), no site:
https://seer.ufrgs.br/iluminuras/
Seminário do Samburá !
O laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Cidades e Imagens(LAEPCI) faz parte da federação de grupos de pesquisas dedicados ao estudo de processos sociotécnicos.
No primeiro Seminário Internacional do Samburá, participaremos com o Grupo de Trabalho "Tecni(cidade) e conhecimento" , junto com Victória Ester Tavares da Costa(PPGSA-UFPA) e Luís Felipe Cardoso Mont´mor (PPGAUFPB).
O GT tem por objetivo agregar trabalhos que discutam as técnicas e as tradições de conhecimento praticados na cidade em seus diversos tipos de atores e ambientes. Trata se de pensar a urbe por meio das práticas, saberes e habilidades de seus citadinos, e no modo como são constituintes da própria paisagem e de determinados processos sociotécnicos. Mais que uma unidade em relação ao rural, partimos de um viés complexo, heterogêneo e interdisciplinar que ultrapassa as representações mais comuns sobre cidade para pensá-la a luz das próprias dinâmicas culturais, fluxos e conexões. Por esse viés, serão bem-vindos trabalhos que abordem a urbe a partir dos cotidianos indígenas, quilombolas, das práticas urbanas como capoeira, parkour, skate, graffiti, coco de roda, ciranda e assim por diante. Dos trabalhos de rua como os de vendedores, flanelinhas entre outros. Pesquisas que promovam o diálogo entre a antropologia urbana, do conhecimento e da técnica.
Inscrição e mais informações em: https://www.sambura.org/
CONFIRA OS GRUPOS DE TRABALHOS QUE SERÃO DESENVOLVIDOS NO I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DO SAMBURÁ
Inscrições gratuitas pelo site: https://www.sambura.org/
Lançado neste ano, o livro “Pensando as Cidades Brasileiras no Contemporâneo” aborda pesquisas em sociologia e antropologia urbana em cidades brasileiras, com destaque para o Maranhão, especialmente nas cidades de São Bernardo, São Luís e Imperatriz. A obra foi organizada pelos professores Jesus Marmanillo Pereira, do Câmpus de Imperatriz; e Flávio Leonel Abreu da Silveira, da Universidade Federal do Pará (UFPA).
A obra é composta por artigos de importantes pesquisadores de diferentes instituições de todas as regiões do Brasil. A escolha do tema está conectada à história e atuação do grupo de pesquisa coordenado pelo professor Jesus Pereira, no Centro de Ciências de Imperatriz, no Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Cidades e Imagens (Laepci), o qual ele coordena desde 2016. O grupo aborda duas linhas de pesquisa: “Produção e articulação de pesquisas sobre cidades maranhenses”; e “Conexão, diálogo e inserção”, que se relaciona à produção de estudos em uma rede de pesquisadores em nível nacional.
O processo de produção e organização do livro durou, ao menos, dez anos de participação em grupos de trabalho que debatem sobre o tema, nos eventos da Associação Brasileira de Antropologia e Sociedade Brasileira de Antropologia. Portanto a obra reflete o debate contemporâneo sobre as cidades brasileiras.
Os professores organizadores do material verificaram, durante o processo de seleção e organização, que o “urbano” pode ser enquadrado em três grandes eixos. O primeiro coloca a cidade como campo para análise das relações entre humanos e não humanos, ou seja, retrata o papel da natureza na formação de uma “cultura urbana”.
O segundo eixo envolve pesquisas que focam em sociabilidades urbanas geradas em volta de fenômenos como agrupamentos de jovens, processos de estigmatização, conflitos, festividades, além de modos de ocupar e construir a cidade, que também são levados em consideração. O terceiro eixo contempla as pesquisas em antropologia e sociologia que abrangem recursos visuais. De modo geral, as pesquisas abordam as cidades em relação às imagens produzidas nas memórias de seus habitantes, nos muros e nas maneiras como os atores narram seus cotidianos.
O livro busca mostrar uma visão complexa e aprofundada sobre as questões cotidianas da cidade, e enfatiza a importância das relações humanas e não humanas no processo de construção e representação da cidade, independentemente das ações de seus habitantes. Segundo Pereira, esses estudos são importantes para a produção de conhecimentos que vão subsidiar a elaboração de políticas públicas.
“Alguns dos problemas e questões abordados no livro são as enchentes em canais, abandono de animais nas ruas, formação de agrupamentos juvenis e religiosos, a construção de conjuntos residenciais, entre outros, que trazem dados e abordagens para auxiliar na compreensão cultural e social desses problemas que atingem as principais cidades brasileiras”, completou o docente.
O livro está disponível gratuitamente no site do Laepci e na página da obra no site da Edufma.
Por: Jarina Milena
Produção: Bruna Castro
Revisão: Jáder Cavalcante